domingo, 12 de janeiro de 2014

Dicas para Mestres : 1 vilão para uma campanha pode ser o suficiente.

Olá !!! Mestres e Jogadores, aqui é o Mestre Druida de volta a ativa, e venho abordar um assunto interessante para os mestres. Já pensaram que aquele primeiro vilão que você fez poderia ser o ultimo ? Ou até mesmo o único. Pois eu tenho dicas para uma campanha de nível 1 até mesmo ao 20 você manter 1 único vilão e sem deixar os jogadores em um p*ta tédio !

1º Passo : Crie um vilão cativante.
 
  Imagina aquele necromante extremamente poderoso, com magias extraordinárias, contrato com Lich's e várias criaturas das trevas que lhe servem. Pois bem ! O vilão tende a ser 10x mais forte do que os personagens. Por que ? Para os Pj's confrontarem um vilão de nível 10, 15 e até mesmo 20 é necessário paciência em primeiro lugar, por que eles devem possui primeiramente experiência o suficiente para confronta-lo.

Resumindo ! Você deve fazer um inimigo de Nível 10 para personagens de Nível 1.

2º Passo : Motivos !

Os Pj's devem ter motivos para derrotar este vilão, o vilão tende a fazer algo de muito mal para eles, desde uma morte familiar até mesmo uma maldição. Portanto eles devem ter motivos para conseguir deter o vilão dos planos malignos.

3º Passo : Passando por estágios.

 Como o inimigo tem ligações com outros magos e coisas do tipos, outros inimigos ( de nível mais baixo ) ficam sob proteção a ele, e a cada parceiro do vilão que os Pj's matarem, eles conseguem alguma informação para um ponto fraco do vilão.

NOTA : Este ponto fraco, pode ser um item mágico que um outro vilão na campanha possui para destruir o vilão principal.

4º Passo : Poucas aparições e muitos enigmas !
  O Mago não devem fazer muitas aparições no jogo para ele não ficar chato, é como os filmes da série Harry Potter, o inimigo pouco se mostra e quando isto acontece, o ( no caso "os" ) protagonista obtém uma batalha épica com um acontecimento especial.
   Este acontecimento é desde um NPC muito importante morre ou até mesmo os Pj's são apresentados a um novo inimigo ( parceiro do vilão ).

   Boatos deste vilão podem aparecer em tavernas mais estranhas, guildas secretas, npcs com o mesmo objetivo que os jogadores e assim se vai uma lista vaga de opções que vai da imaginação do mestre, durante o jogo isso é muito importante. Principalmente para ganharem experiência em uma aventura dentro de outra aventura ! Não entendeu ? Exemplo abaixo.

- Os Pj's descobrem que um mago rabugento sabe segredos do vilão e o seu ponto fraco, pois este mago só pode ser encontrado se eles atravessarem uma dungeon, passar por uma floresta, se hospedarem e descansarem em uma cidade e seguirem o caminho sob um deserto, assim que chegam a este tal mago, um trato é feito.
   O mago pede aos Pj's algo de que ele precisa que pode ser encontrado em alguma dungeon ou coisa do tipo para ele dar a informação aos Pj's.

Este acontecimento já é uma aventura encaixada na aventura principal, lembrem-se disso, é muito importante !

5º Passo : O mestre se perdeu ? Não tem mais o que colocar na história ? Npcs ajudam !


   Esta ai uma dica importante, os mestres devem fazer os NPC's importantes e carismáticos para seus Pj's pois eles podem ajudar a criar outra história em meio da campanha ( isso é necessário para os Pj's ganharem um bom ponto de XP ), os Npc's assim como os personagens normais, tendem a ter seus próprios problemas, e isso pode afetar profundamente os Pj's a quererem ajuda-lo a solucionar, por isso os NPC's são muito importantes sem campanhas longas de RPG.

Conclusões !!!


Bem eu espero que você tenham entendido o que eu quis dizer neste post, que 1 único inimigo pode gerar tanto rebuliço em uma campanha que pode atrair 100 inimigos em cima dos Pj's, pois uma trama como esta não é tão difícil de se fazer quando os mestres estão inspirados.

É só isso por hoje gente ! Espero que tenham gostado/entendido o post e continuem rolando os dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário